CAMINHO DE SANTIAGO A PÉ EM 13 DIAS!
22 - EPÍLOGO - Porque o Caminho de Santiago de Compostela?
Em roda de amigos, ouço bastante
esta pergunta. Confesso que tenho dificuldade em responder. A razão e a emoção se
misturam e o resultado são mixed feelings difíceis de expressar com palavras.
A
verdade é que muitos o fazem por motivos religiosos; outros por motivos
espirituais ou filosóficos; alguns para refletir sobre a Vida, outros pela busca do
conhecimento histórico, já que o Caminho tem mais de 1200 anos e ao longo do
tempo cada geração deixou marcos importantes; observei grupos de estudantes espanhóis
fazendo o percurso como uma celebração por terminar o faculdade; o
curioso é ver pessoas dos mais diversos pontos do planeta naquela peregrinação;
eu me perguntava porque um chinês, um japonês, ou um indiano, que nada tem a
ver com a história cristã estavam ali fazendo o mesmo caminho de tantos outros
peregrinos cristãos? Imaginar que São Francisco de Assis ou mais recentemente o Papa João XXIII haviam passado pelo Caminho também chama a atenção para algo especial.
Há pouco tempo, uma amiga
jornalista, Maria Tereza Gomes, lançou um livro muito bacana voltado aos jovens
executivos com o título “O CHAMADO”. Com a devida licença da autora, e
parafraseando o título, acho que acontece com os peregrinos uma espécie de
“Chamado” para fazer o Caminho e a verdade é que a gente não sossega
enquanto não o faz.
Por mais que eu me esforce, jamais conseguiria traduzir em palavras o que foi esta experiência. Certamente para cada um que faz o Caminho a percepção é única e daquela pessoa, mas é impressionante a energia que contamina a todos e aumenta a cada dia daquele percurso.
A Vida segue e outros caminhos estão se abrindo a cada dia neste novo ciclo; um deles certamente será ajudar outras pessoas que "ouviram o chamado" a levar adiante a experiência da peregrinação pelo Caminho de Santiago
de Compostela.

Achei fantástico!
ResponderExcluirEu li os livros do Paulo Coelho e sentia uma certa curiosidade em aprender mais sobre o Caminho. Ler o seu blog me transportou para a Espanha. Me senti vivendo a experiência com você. Obrigado por compartilhar!
Sergio Sgarbi
Sempre tive vontade de fazer o Caminho, após ler seu relato, acredito que tenha chegado a hora.
ResponderExcluirEm 2017 estarei lá
Obrigado por me inspirar mais uma vez!