domingo, 30 de outubro de 2016



CAMINHO DE SANTIAGO A PÉ EM 13 DIAS!


17 - Dia 13 do Caminho - Pedrouzo - Lavacolla 



Depois de pensar bastante sobre a próxima etapa, acabei decidindo que deveria caminhar caminhar até Lavacolla e dar um tempo antes de seguir para Santiago; o marco mostrava 18,604 Km mas sabia que seriam mais de 30 Km se fosse direto a Santiago, alem disso iria passar por Monte Gozo que é uma parada obrigatória como relato mais a frente.

Caminho asfaltado
A caminhada agora em sua maior parte era feita sobre pista asfaltada chamado “tramo comum” mas com baixo movimento de veículos. O número de bicicletas entretanto aumentava. Pelo caminho começavam a aparecer barracas de frutas, bebidas e bugigangas vendidas aos peregrinos.

Peregrinos de Bicicleta 
O caminho para Lavacolla passa pela cabeceira do Aeroporto; o desejo de seguir era grande mas estava resolvido que deveria descansar, me recuperar e chegar bem em Santiago; Lavacolla é uma espécie de cidade dormitório, tudo que eu precisava em preparação ao "grande dia".

Como sempre, o Universo conspira e por falta de opção, acabei tendo que me hospedar no Albergue Lavacolla dormindo em um salão com uns 30 peregrinos de todas as idades - homens e mulheres. Como fui um dos primeiros a chegar, a supervisora me acomodou num espaço especial reservado no final do salão para os coordenadores de grupos, mas sem grande privacidade.

Albergue Lavacolla
Igreja de San Pelayo

Caminhei um pouco pela cidade e visitei a Igreja de San Pelayo criada em 1840. A igreja fica num pequeno cemitério, em meio a dezenas de sepulturas; curiosamente muitas das sepulturas, tinham na inscrição o sobrenome Bermudes que é o sobrenome dos meus antepassados por parte da minha mãe.  Vai saber...




Voltei então ao Albergue por volta de 21:00 hs e para minha surpresa estava o maior silencio e boa parte dos peregrinos já dormindo.  Incrível a disciplina, limpeza e organização em se tratando de um albergue. O percurso neste dia foi de 14,30 km e meu nível de ansiedade nas alturas!
Dormitório

                                   ULTREYA, BUEN CAMINO A TODOS!



.

Um comentário:

  1. Seus relatos são muito precisos e empolgantes.
    Chegamos a sentir o cheiro de chuva, das vacas, dos "manis"( amendoins) armazenados nos "Óreos".

    ResponderExcluir