domingo, 30 de outubro de 2016



CAMINHO DE SANTIAGO A PÉ EM 13 DIAS!


18 - Dia 13 do Caminho - Lavacolla - Monte Gozo


Quando acordei nesta quinta-feira, o albergue já estava vazio. Impressionante o respeito daquele povo todo que saiu sem fazer o menor barulho. Procurei a supervisora, agradeci e parabenizei pela organização. Ela olhou no relógio, deu um sorriso maroto, mas acho que a barba branca e comprida impuseram um certo respeito. Obtive o carimbo na minha credencial e fui o último a sair do albergue naquele dia.

crianças no Caminho
Radio e TV Espanhola
Reiniciei o Caminho e a estrada e era só subida por alguns quilômetros. Parei para tomar o café no Casa Amancio Comidas e recuperar o folego.  O Caminho agora voltava a ser plano e asfaltado; chamava a atenção algumas famílias caminhando com crianças. 

Passei pela RTVE (Radio e Televisão Espanhola)  e TVG (Televisão Galícia) e pensei na minha filha que faz Rádio e Televisão na FAAP e estágio na TV Cultura,  quem sabe um dia fazendo estágio ou trabalhando por aqui. Claro que fotografei e mandei um whatsap assim que consegui um wi-fi sugerindo a ideia. Fui imediatamente correspondido com a resposta “Adoro a Idéia”...

Monte Gozo
"lembranças" dos peregrinos
Finalmente cheguei em MONTE DO GOZO, uma elevação do terreno, situada em San Marcos; recebeu este nome pelo sentimento de alegria que desperta nos peregrinos, já que este monte é o primeiro ponto no qual as pessoas que fazem o Caminho de Santiago veem as torres da Catedral. Fiz uma oração de agradecimento na pequena Capela que fica no local. Aproveitei para fotografar o enorme monumento inaugurado em 1993 por ocasião da visita do Papa João Paulo II em peregrinação a Santiago de Compostela. Naquele ano foi inaugurado um complexo turístico gigante para até 800 peregrinos o que torna este local extremamente movimentado. Curiosamente os peregrinos aproveitam para deixar ao pé do monumento roupas velhas, tênis, cajados e tudo que não vão mais precisar.

Embora de Monte Gozo se possa avistar as torres da Catedral em Santiago, confesso que a vontade de chegar era tanta que retomei a caminhada e não me lembrei ou me preocupei em encontrar o local que proporciona a tal visão.


                                   ULTREYA, BUEN CAMINO A TODOS!



Um comentário:

  1. Sanchez, cheguei a uma conclusão importante e vou confidenciar pra Vc agora:
    vou processar vc por Bullying !!!
    Estou totalmente envolvido pelo seu relato,e queria muito estar aí em Santiago.
    Ultreya !!!

    ResponderExcluir