domingo, 27 de novembro de 2016

CAMINHO DE SANTIAGO A PÉ EM 13 DIAS - ESTATÍSTICAS



Visualizações de página por país - 24/02/2019


5451 visitas até a data acima.


Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
3325
Estados Unidos
346
Portugal
48
Espanha
35
Argentina
25
Reino Unido
24
Índia
24
Rússia
21
França
18
Peru
8


                                ULTREYA, BUEN CAMINO A TODOS!







sábado, 5 de novembro de 2016




CAMINHO DE SANTIAGO A PÉ EM 13 DIAS!



Oi Pessoal,

O Blog “CAMINHO DE SANTIAGO A PÉ EM 13 DIAS” alcançou até 24/02/2019 um total de  5451 visualizações.

Certamente a sua visita, bem como o compartilhamento do Blog com outras pessoas, contribuiu para este resultado.

Recebi também inúmeros e-mails, WhatsApp, SMS, telefonemas comentando o assunto. O mais bacana são amigos(as) pedindo mais informações para um dia fazer o Caminho.

Estou muito feliz com tudo isso e achei que Você gostaria de saber. 

Grande abraço.


Waldey Sanchez  


                                ULTREYA, BUEN CAMINO A TODOS!


                      

CAMINHO DE SANTIAGO A PÉ EM 13 DIAS!






                              ULTREYA, BUEN CAMINO A TODOS! 

                                               Waldey Sanchez







CAMINHO DE SANTIAGO A PÉ EM 13 DIAS!


2 - INTRODUÇÃO


Este relato tem por objetivo compartilhar a experiência vivida no período de 11/09/2016 a 25/09/2016 quando tive a oportunidade de fazer (parcialmente) o Caminho de Santiago de Compostela entre Sarria e Santiago, em 13 dias. A distância oficial deste percurso é de 116 km, porem quando medimos o caminho realmente percorrido constatamos um percurso muito maior beirando os 200 km. Isso ocorre porque as entradas e saídas das cidades e povoados a procura de hotéis (hostels), pensões e albergues para pernoitar, as visitas às igrejas e museus, os eventuais erros no percurso, não estão computadas nas distâncias oficiais e nos surpreendemos ao final de cada dia quando verificamos a distância percorrida registrada no aplicativo do Iphone e constatamos ter andado bem mais do que informado no mapa.




Existem inúmeros sites na Internet descrevendo o Caminho de Santiago em detalhes; minha experiência é apenas mais uma, mas eventualmente poderá ser útil a alguém buscando uma caminhada simples num espaço relativamente curto de tempo. Tenho 66 anos, casado, dois filhos e após trabalhar mais de 50 anos (veja meu perfil profissional no final), decidi pôr em prática este projeto que vinha sonhando há bastante tempo. O propósito portanto não foi religioso, espiritual, turístico ou filosófico, mas sim uma oportunidade de estar comigo mesmo refletindo sobre minha história, o momento que estou vivendo, os desafios futuros numa espécie de balanço de Vida. Na verdade, desde que li há alguns anos o “Diário de um mago” do Paulo Coelho, a ideia de fazer o caminho ficou no subconsciente esperando o momento certo de ser acionada. Li alguns livros a respeito do assunto (ver bibliografia ao final), pesquisei diversos sites e blogues na Internet, mas nada se compara a experiência de realmente viver alguns dias naquela região.

O Caminho de Santiago tem mais de 1.200 anos quando o túmulo do apostolo Tiago foi descoberto ao norte da Espanha. Várias versões da história relatam que o após a morte de Jesus o apostolo veio pregar na Espanha. Quando retornou a Jerusalém, Herodes enciumado mandou decapitá-lo e seus restos foram levados por alguns discípulos e enterrados na Espanha.  Conta-se que por volta do ano 813, uma chuva de estrelas cadentes em certo local da região levou um monge a descobrir uma cripta onde estavam os restos do apóstolo. Este local passou a ser chamado Campo das Estrelas (Compostela) dando origem a cidade de Santiago de Compostela. Começavam então as peregrinações ao local vindas de diversos pontos da Europa. Existem vários  Caminhos de Santiago. O mais tradicional é o francês que começa em Roncesvales na divisa da Espanha com a França e vai até Santiago numa distância de aproximadamente 800 km.

Com o objetivo de conhecer melhor o caminho no ano passado aluguei um carro e fiz o percurso Pamplona-Santiago de mais de 700 Km. Isso me permitiu conhecer a região, os hábitos, as culturas, a topografia, os caminhos, conversar com peregrinos, visitar albergues e avaliar melhor o desafio que tinha pela frente para fazer o caminho. Não foi difícil concluir  que a esta altura da minha Vida, deveria fazer o caminho a pé, numa distância entre 100 e 200 km. Para ser considerado peregrino e receber a Compostela (antigo documento escrito em latim atestando a caminhada) faz-se necessário um mínimo de 100 Km a pé ou a cavalo, ou 200 km de bicicleta; O percurso mais usual para cobrir esta distância é o de Sarria - Santiago num total de 116 Km. No final, acabei caminhando 193 Km, que vou contar nas próximas paginas/telas.


                                   ULTREYA, BUEN CAMINO A TODOS!