sábado, 5 de novembro de 2016


CAMINHO DE SANTIAGO A PÉ EM 13 DIAS!


2 - INTRODUÇÃO


Este relato tem por objetivo compartilhar a experiência vivida no período de 11/09/2016 a 25/09/2016 quando tive a oportunidade de fazer (parcialmente) o Caminho de Santiago de Compostela entre Sarria e Santiago, em 13 dias. A distância oficial deste percurso é de 116 km, porem quando medimos o caminho realmente percorrido constatamos um percurso muito maior beirando os 200 km. Isso ocorre porque as entradas e saídas das cidades e povoados a procura de hotéis (hostels), pensões e albergues para pernoitar, as visitas às igrejas e museus, os eventuais erros no percurso, não estão computadas nas distâncias oficiais e nos surpreendemos ao final de cada dia quando verificamos a distância percorrida registrada no aplicativo do Iphone e constatamos ter andado bem mais do que informado no mapa.




Existem inúmeros sites na Internet descrevendo o Caminho de Santiago em detalhes; minha experiência é apenas mais uma, mas eventualmente poderá ser útil a alguém buscando uma caminhada simples num espaço relativamente curto de tempo. Tenho 66 anos, casado, dois filhos e após trabalhar mais de 50 anos (veja meu perfil profissional no final), decidi pôr em prática este projeto que vinha sonhando há bastante tempo. O propósito portanto não foi religioso, espiritual, turístico ou filosófico, mas sim uma oportunidade de estar comigo mesmo refletindo sobre minha história, o momento que estou vivendo, os desafios futuros numa espécie de balanço de Vida. Na verdade, desde que li há alguns anos o “Diário de um mago” do Paulo Coelho, a ideia de fazer o caminho ficou no subconsciente esperando o momento certo de ser acionada. Li alguns livros a respeito do assunto (ver bibliografia ao final), pesquisei diversos sites e blogues na Internet, mas nada se compara a experiência de realmente viver alguns dias naquela região.

O Caminho de Santiago tem mais de 1.200 anos quando o túmulo do apostolo Tiago foi descoberto ao norte da Espanha. Várias versões da história relatam que o após a morte de Jesus o apostolo veio pregar na Espanha. Quando retornou a Jerusalém, Herodes enciumado mandou decapitá-lo e seus restos foram levados por alguns discípulos e enterrados na Espanha.  Conta-se que por volta do ano 813, uma chuva de estrelas cadentes em certo local da região levou um monge a descobrir uma cripta onde estavam os restos do apóstolo. Este local passou a ser chamado Campo das Estrelas (Compostela) dando origem a cidade de Santiago de Compostela. Começavam então as peregrinações ao local vindas de diversos pontos da Europa. Existem vários  Caminhos de Santiago. O mais tradicional é o francês que começa em Roncesvales na divisa da Espanha com a França e vai até Santiago numa distância de aproximadamente 800 km.

Com o objetivo de conhecer melhor o caminho no ano passado aluguei um carro e fiz o percurso Pamplona-Santiago de mais de 700 Km. Isso me permitiu conhecer a região, os hábitos, as culturas, a topografia, os caminhos, conversar com peregrinos, visitar albergues e avaliar melhor o desafio que tinha pela frente para fazer o caminho. Não foi difícil concluir  que a esta altura da minha Vida, deveria fazer o caminho a pé, numa distância entre 100 e 200 km. Para ser considerado peregrino e receber a Compostela (antigo documento escrito em latim atestando a caminhada) faz-se necessário um mínimo de 100 Km a pé ou a cavalo, ou 200 km de bicicleta; O percurso mais usual para cobrir esta distância é o de Sarria - Santiago num total de 116 Km. No final, acabei caminhando 193 Km, que vou contar nas próximas paginas/telas.


                                   ULTREYA, BUEN CAMINO A TODOS!




Um comentário:

  1. Caro Sanchez, estou aqui de novo lendo e vivendo o Caminho.
    Sempre com muita alegria em ouvir oscseu relatos.

    ResponderExcluir